O  que  é  a  Mamografia  e  como  é  feita?

A mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Durante a realização do exame, a mama da paciente é comprimida entre duas placas de acrílico, para permitir uma melhor visualização das estruturas da mama.

Por meio desse procedimento, é possível se detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina.

Mamografia


A mamografia é o único exame que apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama. No entanto, o exame isolado não é suficiente para o diagnóstico do câncer de mama. Em caso de suspeita, o médico deve solicitar uma biópsia para confirmar ou negar o diagnóstico.

O procedimento é realizado por meio de um mamógrafo, composto por duas placas que pressionam o seio por alguns segundos, a fim de capturar as imagens das mamas.

Embora a mamografia seja realizada na sua maioria a mulheres pode também ser realizada em indivíduos do sexo masculino. A mamografia masculina deve ser realizada sempre que o médico assistente detetar alguma alteração suspeita na avaliação clínica, por exemplo, um nódulo palpável.

A mamografia utiliza radiação de baixa dose e é o único exame validado para rastreio do cancro da mama na população geral. Em rastreio, o objetivo é diagnosticar tumores sub-clínicos, isto é, tumores não palpáveis e que não apresentem outros sinais ou sintomas.

A mamografia não necessita de qualquer preparação prévia ao exame, devendo apenas os utentes levarem consigo os exames anteriormente realizados, independentemente da sua data de realização ou do local onde os executaram.

Quando devo fazer o exame de mamografia? Qual a finalidade desse exame?

 

O rastreamento mamográfico deverá incluir mulheres assintomáticas a partir dos 40 anos de idade. Se existir um caso na família, como tia, irmã ou mãe, o indicado é realizar o exame todos os anos a partir dos 35 anos de idade, para prevenção da doença. O rastreamento tem duas finalidades: detecção precoce do câncer de mama e redução das cirurgias desnecessárias.

Mulheres que têm silicone na mama podem fazer o exame da mamografia?

Não só podem como devem, pois a mamografia continua sendo o melhor e mais prático exame de rastreamento.  

× AGENDE SEU EXAME!
Pular para o conteúdo