Eletroneuromiografia

O que é?
A eletroneuromiografia é o método de estudo neurofisiológico usado no diagnóstico e prognóstico das lesões do sistema nervoso periférico.
Este exame geralmente é realizado quando a pessoa se queixa de sintomas, como formigueiro, fraqueza muscular, dores musculares, cãibras, movimentos involuntários ou paralisia muscular, por exemplo, que podem ser causados por diferentes doenças nervosas.
O objetivo do exame é localizar a lesão no sitema nervoso periférico, prover informações sobre a fisiopatologia das lesões, avaliar o grau de comprometimento e o curso temporal da lesão.
Como é feito?
O aparelho Eletroneuromiógrafo registra as trocas elétricas dentro das células e converte esses sinais em gráficos e tabelas, que aparecem na tela do aparelho.
O exame é dividido em duas partes:
- Neurocondução Sensorial e Motora: são dados estímulos elétricos leves e suportáveis na pele do paciente para justamente avaliar “como” estes nervos estão levando as informações.
- Miografia: é o estudo do músculo através de um eletrodo de agulha. Avalia “como” os músculos estão funcionando no repouso e na contração muscular e “como” está a relação entre nervo e músculo.
Essas duas partes são consideradas interdependentes e indissociáveis e são a rotina básica da ENMG.
Como se preparar para o exame
Para a realização da eletroneuromiografia, recomenda-se comparecer ao local do exame bem alimentado e levar roupas folgadas ou de fácil remoção, como saias ou shorts. Não se deve usar óleos ou cremes hidratantes nas 24h anteriores ao exame, pois estes cosméticos podem dificultar a aderência dos eletrodos.
É importante informar o médico se usa medicamentos, pois alguns, como os anticoagulantes, podem interferir ou contra-indicar o exame e se tem um marca-passo se sofre de doenças de sangue, como a hemofilia.
Além disso, deve-se lembrar que a eletroneuromiografia costuma ser feita em ambos os lados (ambas as pernas ou braços), pois é importante comparar as alterações encontradas entre o lado afetado e o lado sadio.
Não existem efeitos permanentes após o exame, por isso, é possível retornar às atividades diárias normalmente.