Ressonância Magnética
O que é Ressonância Magnética?
A ressonância magnética é um exame de diagnóstico por imagem que consegue criar imagens de alta definição dos órgãos internos através da utilização de campo magnético.
A máquina de ressonância magnética tem um grande ímã que interage com nosso corpo por meio de campos magnéticos e pulsos de radiofrequência. Assim, cria imagens em alta definição em três planos: horizontal, vertical e com o corpo dividido em camadas. Até por não emitir radiação e ser bem completo
A agitação das moléculas gerada pelo campo é captada pelo aparelho e transferido para um computador que foi preparado com uma série de fórmulas matemáticas e com isso.
O resultado dos cálculos é decodificado em imagem em alta definição, de acordo com a potência de até 3 tesla do aparelho de ressonância, sem prejuízo ao paciente.
O exame de ressonância magnética não utiliza radiação ionizante, porém uma vez que o aparelho tem um potente campo magnético é preciso tomar cuidado para não utilizar elementos metálicos durante o exame como:
- Jóias.
- Objetos metálicos.
- Maquiagem.
- Placas utilizadas por ortopedistas para fixação dos ossos ou até mesmo marcapassos mais antigos.
7 Vantagens da ressonância nuclear magnética
- Possibilidade de diagnóstico por imagem de doenças em estágio inicial que não aparecem na tomografia.
- Possibilidade de investigação de patologias cerebrais em primeiro estágio.
- A ressonância magnética não oferece danos ou efeitos colaterais à saúde do indivíduo após ser realizada, pois não usa radiação ionizante.
- O exame, além de rápido (com duração de em média 30 minutos), é totalmente indolor.
- A ressonância, diferentemente da tomografia, não utiliza contraste iodado.
- Pode ser repetida quantas vezes precisar.
- A descrição das doenças em detalhes é muito mais completa.