Biópsia de mama

O que é?

A biópsia da mama é um exame de diagnóstico no qual o médico retira um pedaço de tecido do interior da mama, geralmente de um nódulo, para avaliar no laboratório e observar se existem células cancerígenas.

 Tempo de duração:

O procedimento geralmente é rápido e indolor, sem ser necessário ficar internado para realizar o exame.

A biópsia da mama dói?

Uma vez que é utilizada anestesia local na mama, geralmente a biópsia não causa dor, porém, é possível sentir pressão sobre o peito, o que, em mulheres mais sensíveis, pode causar algum desconforto.

Geralmente, a dor é sentida apenas durante as pequena picadas que o médicos faz na pele para introduzir a anestesia na mama.

Principais cuidados após a biópsia:

Nas primeiras 24 horas após a biópsia é recomendado evitar atividade física extenuantes, mas a mulher pode regressar às tarefas diárias normais, como trabalhar, fazer compras ou arrumar a casa, por exemplo. No entanto, é importante consultar o médico, se nos primeiros dias surgirem sintomas como:

Inchaço da mama;
Sangramento no local da Biópsia;
Vermelhidão ou pele quente.

Além disso, é comum o surgimento de um pequeno hematoma no local onde a agulha foi inserida, por isso, o médico pode receitar um analgésico ou um anti-inflamatório, como Paracetamol ou Ibuprofeno, para aliviar o desconforto nos dias seguintes.