Tomografia

 

O que é a tomografia computadorizada?

A tomografia computadorizada, ou TC, é um exame de imagem que utiliza raios X para gerar imagens do corpo que são processadas por um computador, podendo ser dos ossos, de órgãos ou de tecidos. Este exame não causa dor e qualquer pessoa pode realizá-lo, no entanto, as grávidas devem, de preferência, fazer outros exames em alternativa à tomografia computadorizada, como ultrassom ou ressonância magnética, pois a exposição à radiação é maior na tomografia.

A tomografia pode ser realizada com ou sem o uso de contraste, que é um tipo de líquido que pode ser engolido, injetado na veia ou inserido no reto durante o exame para facilitar a visualização de certas partes do corpo.

Vantagens e desvantagens da TC

A tomografia computadorizada é um exame muito utilizado para auxiliar no diagnóstico de diversas doenças porque permite avaliar secções (partes) do corpo, fornecendo imagens mais nítidas e promovendo a distinção de tecidos diferentes. Por ser um exame versátil, a TC é considerada o exame de escolha para investigação de nódulos ou tumores cerebrais ou pulmonares.

A desvantagem da TC é o fato do exame ser feito por meio da emissão de radiação, o raio-X, que por mais que não esteja presente em grandes quantidades, pode ter efeitos nocivos à saúde quando a pessoa é exposta constantemente a esse tipo de radiação. Além disso, dependendo do objetivo do exame, o médico pode recomendar que pode ser usado contraste, que pode ter alguns riscos de acordo com a pessoa, como por exemplo reações como náuseas, dor de cabeça ou reações alérgicas.